A Câmara Municipal de Sorocaba, através do Vereador Rodrigo do Treviso, realizou no ultimo sábado, dia 16, Audiência Pública, Ética  no Esporte Summit Brasil 2024, em parceria com o Panathlon Internacional Distrito Brasil através do clube de Sorocaba, Conselho Regional de Educação Física do estado de São Paulo – CREF4/SP, com as entidades internacionais, Sport Integrity Global Alliance – SIGA e o Panathlon Club Lisboa,  que contou com a participação de mais de oitenta pessoas presencialmente, além das participações pela TV Câmara, e pelas redes sociais através do Youtube e o Facebook, da Câmara Municipal de Sorocaba. 

O evento foi realizado de forma presencial e remota apoiadas numa infraestrutura adequada, com a finalidade de ser um evento promotor da reflexão, debate e partilha do conhecimento em torno das questões associadas à ética e integridade no Desporto, com  o  objetivo de contribuir para a formação e o desenvolvimento acadêmico dos profissionais da Indústria do Esporte e gerar networking entre os participantes, a fim de criar conexões entre os diversos players envolvidos nesse cenário e discutir a fundo o esporte local e nacional e as políticas públicas para o setor. Para tal, participaram Panathletas, Profissionais de Educação Física, Técnicos, Advogados, Secretários de Esporte, organizações sem fins lucrativos, clubes e cidadãos sorocabanos. 

A Audiência Pública foi coordenada pelo Vereador Rodrigo do Treviso e foi composta a mesa principal com representantes do Panathlon Internacional Distrito Brasil, Prof. Pedro Roberto Pereira de Souza, Ademir de Barros e Antônio Carlos Bramante, e dos panathleta Nelson Leme da Silva Junior, presidente do Conselho Regional de Educação Física do estado de São Paulo e Vitor Hugo Tavares, Secretário de Esporte e Qualidade de Vida de Sorocaba, além de Rialdo Tavares, vice presidente do CREF4/SP, que participou de forma virtual. Por problemas técnicos não pode ser veiculada as mensagens do Presidente do Panathlon Internacional, Giorgio Chinelatto e do Conselheiro Internacional para as Américas, Carlos De Leon. 

O evento foi dividido em blocos, cada um com um tema: Dopagem, Ética e Manipulação de Resultados, com um moderador e dois palestrantes debatedores para cada tema, cada um tinha de 15 a 20 minutos para expor e depois 20 minutos para as perguntas dos presentes e também as vindas das redes sociais selecionada pelo moderador.

O primeiro tema discutido foi o Controle de Dopagem, que contou com o moderador Prof. Paulo Sabioni, atual Diretor de Processos Éticos e Disciplinares do CREF4/SP e presidente da 1ª Câmara do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem, tendo como palestrantes, Prof.ª Dr.ª Flávia Zanini,  atual Presidente da Sociedade Brasileira de Direito Desportivo – SBDD, Coordenadora do Núcleo Direito Internacional do Trabalho e Desportivo da ESA-SP e Professora de Direito Desportivo em diversas universidades; e o Prof. Dr. João Guilherme Guimarães Gonçalves, Procurador da Justiça Desportiva Antidopagem da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).  

O segundo tema; Ética, teve como moderador o Prof. Dr. Tadeu Correa, formado em Educação Física e Direito, Professor Universitário de Direito e Legislação por quase 30 anos, Membro do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais, da Comissão Disciplinar da Federação Paulista de Futebol de Salão; os palestrantes foram: Prof. Humberto Panzetti, Presidente da Comissão de Ética do Comitê Olímpico do Brasil, Membro do Conselheiro Nacional do Esporte – Ministério do Esporte; Vice Presidente do Conselho Regional de Educação Física do estado de São Paulo;  Presidente da S.A.A.F – South American Armwrestling Federation;  Membro da Comissão da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte; e a Prof.ª Dr.ª Eliane Cunha Gonçalves,  docente em Cursos de Graduação e Pós-Graduação, bem como Membro da Câmara de Ética e Julgamento do CREF4/SP, Ministra palestras e cursos no Brasil e na América Latina é Membro do Conselho Editorial da Revista da Sociedade Brasileira de Direito Desportivo – FND-UFRJ.

O terceiro tema: Manipulação de Resultados, teve como moderador o Prof. Nelson Leme da Silva Junior, Presidente do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região – Estado de São Paulo desde 2016; Conselheiro do CONFEF – Conselho Federal de Educação Física; Membro do Conselho Estadual de Desporto de São Paulo, Ex-Membro do Conselho Nacional de Esportes – Ministério de Esportes; Ex-Membro do CONDESPORTE – FIESP. Os palestrantes foram: Dr. Marcelo Contini, Auditor da Primeira Câmara do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD), atuou no Ministério da Cidadania na Secretaria Nacional do Esporte como Presidente, Vice Presidente e Coordenador Geral de Fiscalização e Controle Financeiro, no período de 2020 à 2023 na Autoridade Pública de Governança do Futebol – APFUT. O outro palestrante foi Fábio Figueiras, que participou virtualmente, é o atual Vice-presidente Panathlon Clube de Lisboa e membro do Comité de Expansão do Panathlon Internacional, ⁠Presidente do Conselho de Disciplina da Federação das Lutas Amadoras (Portugal), ⁠Alumni FIFA e Alumni UEFA (Fight the Fix Program), ⁠membro da APDD, da Swiss Sports Managers e ⁠Membro Diretor “Korfball Club Zürich“ (Suíça).

Todos os participantes elogiaram muito o formato da Audiência Pública e os temas, o Vereador Rodrigo do Treviso e Pedro Souza, do Panathlon Internacional Distrito Brasil, já demonstraram o interesse em repetir no ano que vem com novos temas, como o Esporte e a Educação Física na Escola e também A Importância do Exercício Físico para a Saúde na Terceira Idade. Já o Prof. Nelson Leme da Silva Junior, quer repetir o evento, mas de forma ampla, fazendo na Assembleia Legislativa do estado de São Paulo. O Prof. Antônio Carlos Bramante, que assumiu a presidência da Comissão de Educação e Pesquisa do Panathlon Internacional, pretende incrementar além do Brasil e Portugal este modelo de evento. 

 

 

 

Panathlon Club of Lisbon President, Mr. Mario Almeida, was invited by the Portuguese Speaking Olympic Committes (ACOLOP), mainly by its President, IOC Member Filomena Fortes, to participate in the General Assembly of ACOLOP and to present the Ética Summit Congress, which hosted its 3rd edition and had more than 4000 registrations from all Portuguese speaking countries in the world.

This was a good moment to show to the different Olympic Committees, namely, the Portuguese Olympic Committee, the Brazilian Olympic Committee, the Kapverde Olympic Committee, the Angola Olympic Committee, the Guinea Bissau Olympic Committee, the São Tomé Olympic Committee, the vision and mission of Panathlon Movement and our initiatives and actions. It was also decided that a MoU would be signed between Panathlon Club of Lisbon and the ACOLOP to further strengthen its cooperation, mainly with the upcoming editions of Etica Summit.

No Ética Esporte Summit terá a oportunidade de assistir e participar gratuitamente das palestras que promovem a reflexão, debate e partilha de conhecimento sobre Doping, Ética e Manipulação de Resultados.

Evento On line e presencial 

08h00 | Recepção dos participantes (presencial)

08h40 | Abertura Oficial

09h00 | Palestra Doping

10h00 | Palestra Ética

11h00 | Palestra Manupulação de Resultados

12h00 | Encerramento Oficial

Link para saber mais dos palestrantes e fazer sua inscrição, acesse o link abaixo:

https://panathlonclubsorocaba.com.br/?page_id=25

Local do Evento

Câmara Municipal de Sorocaba 

Av. Eng° Carlos Reinaldo Mendes, 2945 - Além Ponte

Youtube.com - @camaramunicipaldesorocaba

TV Câmara - Canal Aberto Digital 31.3

 

 

Palestra no SESI Votorantim para as crianças das férias quentes sobre Ética na Vida e no Esporte, valorizando o comportamento diante dos pais, professores, amigos, adversários, dos regulamentos,  do cotidiano e da nossa profissão na Educação Física e na qualidade de vida. 

Obrigado amigos panathletas do Sesi, Rômulo, João Vinícius, Nivaldo, Júlio, Douglas, Aninha e Eduardo, todos membros do Panathlon Club Votorantim,  pela oportunidade.

Les 23 et 24 avril a eu lieu à Lisbonne, à la Cidade do Futebol (siège de la FPF, coordinateur du projet) l'événement final du projet Erasmus Sport Against Match Fixing (SAMF) dans lequel le Panathlon International était partenaire.

Le Président International Pierre Zappelli, la Secrétaire Générale Simona Callo et le Secrétaire de la Commission d'Expansion Fabio Figueiras étaient présents.

La conférence a été impeccablement organisée par le Consortium Partenaire et Coordinateur, la Fédération Portugaise de Football (FPF) et peut être vue au lien suivant.

https://www.facebook.com/share/v/WxZ5711w5aYbXCM8/?mibextid=WC7FNe 

SAMF est un projet Erasmus+ financé par l'UE dont l'objectif principal est la prévention et l'éducation des jeunes athlètes sur les risques que les activités de match fixing peuvent entraîner pour leur carrière.

Le Panathlon International, parmi les diverses tâches assignées à la réalisation des activités, a participé à la recherche finale, aux discussions de groupe, à l'élaboration de la boîte à outils, à la diffusion du projet par l'intermédiaire de ses ambassadeurs et de ses clubs en Europe et aux Amériques. Ce fut une occasion importante de rencontrer plusieurs personnalités du monde du sport, et pas seulement d'Europe.

     

 

 

 

 

 

At the General Assembly of the Belgian Rowing Federation, Gwenda Stevens, ambassador of the Sport Against Match Fixing project, presented the SAMF project, capturing the interest of those present.

The project was also presented to the young U19 and U23 rowers preparing for the upcoming European and World Championships.

 

 

Panathlon International

Fondazione D.Chiesa